ATUALIZANET: Fim da internet móvel ilimitada é culpa do WhatsApp

Fim da internet móvel ilimitada é culpa do WhatsApp

10:05:00 AM |

http://www.az-digital.net/
Aos poucos os motivos que levaram as operadoras a colocarem um fim na internet móvel ilimitada, tanto nos planos pré pagos, quanto nos planos pós pagos, está aparecendo.
Você aí que já estava caindo no papo furado de que a internet móvel deixou de ser ilimitada com redução de velocidade para passar a ser cortada caso o usuário não compre mais uma quantidade X de dados para navegar, em nome da melhoria da experiência de uso da internet para o usuário, vai gostar de saber que esse papo furado das operadoras não corresponde à verdade dos fatos.
O que esta correndo à boca miúda no mercado das telecomunicações é que o WhatsApp já havia causado um enorme prejuízo nos cofres das operadoras de telefonia com um aplicativo que tornou o SMS obsoleto.
As operadoras faturavam rios de dinheiro com o serviço que gerava menos despesas para elas, o SMS, e depois da chegada do WhatsApp no mercado esse rio de dinheiro acabou ficando mais raso que os reservatórios de água de São Paulo.
Por isto quando o WhatsApp anunciou no ano passado que passaria a oferecer também ligações de voz através do aplicativo sem que o usuário gastasse seus créditos ou pagasse na conta pós paga para isto, as operadoras precisavam fazer alguma coisa para não acabarem no prejuízo total.
Alguém aí duvida do poder que a ligação pelo WhatsApp tem de acabar com a ligação de voz através da rede de telefonia das operadoras de celular?
A única opção que restou às operadoras antes de verem a sua rede de telefonia minguar com pouquíssimos usuários, assim como ocorreu com as mensagens via SMS, era sobretaxar os planos de internet, mas sem provocar maiores alardes entre os seus clientes.
A primeira idéia que veio então foi acabar com a internet ilimitada com redução de velocidade, já que é preciso ter internet para usar a ligação de voz pelo WhatsApp e segundo o próprio WhatsApp, quando a função de ligação de voz no WhatsApp estiver 100% implementada, mesmo em internets com velocidade reduzida, o famoso 2G, será possível fazer ligação pelo WhatsApp com qualidade de áudio.
O que restou então para as operadoras foi colocar o cliente contra a parede da seguinte maneira: Você quer fazer ligações de voz através do WhatsApp?! Então compense a perda de arrecadação que vamos ter com o fim das ligações via rede telefônica móvel e pague mais para ter direito a mais dados para navegar na internet.
A ligação de voz pela internet, conhecida como Voip, agora implementada pelo WhatsApp, não é uma coisa nova, o WhatsApp é que está conseguindo algo novo para o Voip, populariza-lo entre as massas com o uso de um único aplicativo o que permitirá que todo mundo fale via Voip com todo mundo desde que se tenha o WhatsApp instalado no smartphone.
As operadoras não terão como fugir, hoje em dia já não interessa mais assinar um pacote de telefonia com X minutos de ligações e um pequeno pacote de internet para rechear.
A realidade do mercado de telefonia móvel a partir de agora deverá ser assinar um pacote com X quantidade de dados de para internet e em segundo plano um pacote limitadíssimo de ligações telefônicas só para casos de extrema emergência.
Mas como isto aqui é Brasil, a internet móvel por aqui que já era cara passou a ser cara e meia.
E a culpa disto é do WhatsApp, que tentou melhorar e pois fim na internet ilimitada para os brasileiros.


Gostou da postagem ? Foi ajudado ? Então ajude nosso blog a continuar crescendo e siga  nas redes sociais abaixo . Obrigado.

0 comentários:

Postar um comentário